Investimento

Qual o tempo de retorno de um investimento em imóvel?

Várias pessoas fazem a seguinte pergunta, nos dias de hoje: será que é um bom momento investir em imóveis, devido à situação do país?

A primeira coisa que precisa ter em mente é que, geralmente, o retorno é a longo prazo. Agora, se a sua ideia é ter esse retorno rápido, talvez não seja a opção.

Para que um imóvel se valorize, temos que pensar em uma série de pontos, como:

  • Nível de oferta de uma determinada localidade.
  • Conservação do imóvel.
  • Uma região que tende a crescer.

Mas, como podemos perceber, principalmente nas grandes cidades, há uma carência enorme de moradias e assim os imóveis existentes podem se valorizar. Digo mais uma vez, tem que ter um pouco de paciência para isso acontecer. Leva tempo!

Caso você esteja pensando em um retorno mais rápido, o aluguel é uma excelente alternativa. Faça uma pesquisa em um determinado bairro, por exemplo, e veja se há a demanda por aluguéis e também verifique os preços cobrados. Isso para que você possa oferecer um valor mais ou menos igual.

Agora, é necessário fazer um bom planejamento e ficar bem claro que o capital investido vai demorar para começar a dar lucro.

Uma outra coisa muito importante é que o investimento em imóveis é bem seguro, praticamente sem risco nenhum.

Seria interessante fazer a seguinte conta:

  • Pegue o capital inicial investido.
  • Depois divida pelo dinheiro que você ganha seja com a venda do imóvel ou o aluguel.
  • Se o resultado der 1% ao mês, que seria 12% ao ano, vale a pena.

Fazer uma pesquisa para encontrar um bom negócio dá um certo trabalho mas o resultado compensa. Pense sempre no futuro! Um local que não tenha muito valor hoje, amanhã poderá ser muito valorizado.

É necessário fazer muita pesquisa para encontrar um bom negócio, aquele que seja o mais rentável para você. Talvez uma localidade que hoje possa estar meio que esquecida, amanhã poderá ser altamente rentável.

Se você não está com pressa e tem tempo para esperar, investir em imóveis é um excelente negócio. Mas coloque tudo no papel, faça todas as contas. Isso evita que tenha problemas futuros e principalmente fique descapitalizado.

Uma dica que eu te dou é para procurar um especialista na área, talvez um consultor imobiliário. Ele é quem tem o conhecimento e vai poder te ajudar muito.

Para quem tem a disponibilidade de capital para investir, esse é o momento. Você tem condições de negociar o valor, obter um desconto e talvez até consiga um imóvel com preço abaixo do valor de mercado.

Tem que aproveitar a oportunidade!

Existem imóveis no mercado que ninguém quer, porque estão em péssimo estado. Mas isso pode ser um bom negócio. Fazer uma reforma vai valorizar muito e dessa forma seu lucro vai ser bem alto.

Outra questão que precisa estar bem atento. Desconfie se um imóvel está barato demais. Pode ser que o local não seja o melhor ou que tenha algum problema quanto à documentação.

De repente aonde você more o mercado já esteja estagnado. Por que não conhecer outras regiões do país? Áreas que estão em pleno desenvolvimento? Procure se informar sobre locais onde há a falta de moradias. Pode ser que seu retorno seja mais rápido.

Quem não sonha em investir em imóveis e viver da renda deles?

Mas a decisão precisa ser muito pensada, pois caso aconteça algum imprevisto e você precise daquele dinheiro de imediato, pode ser que isso não ocorra. Aí talvez tenha que vender por um valor bem menor e com isso vai perder dinheiro.

Aqui e aqui você terá mais informações sobre o tema.

Pesquise e encontrará o imóvel ideal!

Deixe um comentário