Ecodesign

ECODESIGN

5 dicas de decoração sustentável

Cada vez mais a ideia de sustentabilidade e preservação do ambiente e do planeta ganha mais força não apenas entre os ambientalistas, mas entre a população como um todo, pois, nossa sociedade, mesmo que de maneira lenta, está se conscientizando quanto aos benefícios que a conservação do planeta nos traz.

Todos temos percebido que preservar o planeta é nossa obrigação e uma forma de deixar um lugar melhor, habitável e saudável para nossos filhos e netos.

E é com esse pensamento sustentável que foi criado o ecodesign, que é uma maneira de ajudar a preservar o ambiente e manter as cidades e nossas casas muito mais bonitas, agradáveis e receptivas.

O que é o ecodesign?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente – MMA, o ecodesign é uma ferramenta utilizadas por arquitetos, engenheiros e especialistas em design de interiores, que atuam tanto no mercado interno quanto externo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da substituição de produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Basicamente, essa técnica abrange os aspectos ambientais no qual a sua principal finalidade é a de projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma forma poderão diminuir a utilização dos recursos não-renováveis presentes em nosso planeta, ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida.

Quais os benefícios do ecodesign?

A principal característica do ecodesign, é a melhora da preservação do meio ambiente como um todo, uma vez que são usados materiais que não prejudicam o meio ambiente.

Além disso, existem outros pontos positivos do uso dessa técnica em sua casa. Para deixar mais claro, preparamos uma lista com esses pontos favoráveis.

  • Redução de custos: diminui os aspectos ambientais negativos, reduzindo  o custo que se teria para fazer consertos futuramente;
  • Atende a legislação ambiental: produtos gerados através do ecodesign atendem com maior facilidade aos requisitos exigidos pelas leis ambientais;
  • Valoriza a imagem da sua empresa ou casa: as residências ou mesmo as empresas que apresentam preocupação com o meio ambiente estão cada vez mais sendo valorizadas tanto por seus amigos e familiares, no caso de utilizar essa técnica em sua casa, quanto com fornecedores e consumidores, quando consideramos um ambiente empresarial;
  • Incentiva a inovação: procurando soluções para aprimorar o desempenho ambiental do produto, é possível de se obter um produto completamente inovador de alta qualidade e desempenho.

Como posso levar a ideia de ecodesign para dentro de minha casa?

Como você notou, falamos um pouco sobre o ecodesign dentro das empresas e na criação de produtos, mas afinal, essa ideia pode ser levada para dentro de sua casa?

Mas é claro!

Quando você aplica em sua casa ideias inovadoras como o ecodesign ou alguma outra técnica de baixo custo para sua decoração, você deixa o ambiente muito mais acolhedor e com a sua cara.

Para isso, você não precisa de muita coisa, apenas muita criatividade, pois, reaproveitando coisas simples, que não serão mais utilizadas, você pode fazer de sua casa uma verdadeira casa sustentável.

Quer ver alguns exemplos?

  • Pneus usados

Com pneus usados, você pode fazer diversas peças decorativas para sua casa, como bancos ou mesinhas de centro.

Você ainda pode usar essa peça, que demora séculos para se decompor na natureza, além de ajudar na proliferação de inúmeras doenças, para criar um jardim sustentável em sua casa. Olha que lindo!

  • Garrafas pet

Outra coisa de descartamos diariamente, sem pensar em suas consequências para o meio ambiente, são as garrafas pet, aquelas de refrigerante e de água, sabe?

O material que compõe essas garrafas, demoram mais de 400 anos para se decompor na natureza, isso porque não estamos falando das milhares de baleias que morrem diariamente porque essas garrafas são jogadas no mar e esses animais as ingere.

E se você fizer a sua parte e usar essas garrafas de forma sustentável em sua casa, quer saber como?

O que você acha dessa luminária? Parece que ela foi feita de garrafa pet?

Se você mora em apartamento ou tem pouco espaço em sua casa, porque não fazer um jardim vertical?

Olha a ideia brilhante que essa empresa teve em usar garrafa pet para fazer uma parede.

Objetos antigos

Se você tem objetos antigos em sua casa, que você acha que não tem mais utilidade e pretende se desfazer deles, porque não transformá-los em peças de decoração para sua casa?

Assim, você estará mais uma vez, usando o seu espírito de ecodesign, deixando sua casa mais sustentável e o meio ambiente mais saudável.

O que você acha de transformar um violão antigo em sua prateleira de livros?

Quem sabe uma bicicleta que você não usa mais em um belo suporte para o lavabo?

E o que você acha dessa mesa de bilhar? Cheia de estilo não é mesmo?

Você percebeu que com criatividade você pode deixar sua casa mais agradável, aconchegante e divertida e ainda preserva o meio ambiente?

Use sua criatividade também para decorar sua casa!

Quais as técnicas de ecodesign que você já fez em sua casa?

Deixe um comentário