Como escolher o melhor bairro para morar

Como escolher o melhor bairro para morar

Você e sua família moram em um bairro mas não estão felizes? Pode ser que você esteja achando o bairro muito violento, com muitos assaltos e não era isso que sonhava para a sua família. Você só pensa em proporcionar para todos uma melhor qualidade de vida. E com muita calma e paciência, vai encontrar um bairro que atenda a todas as suas necessidades.

Mas por onde começar? A melhor coisa é você listar os bairros que desejaria morar e aqueles que não moraria de forma alguma. Pode ser que um local mais afastado do centro possa ser uma alternativa e com certeza você encontrará um bairro com todos os recursos.

Vá visitando vários bairros e aí pode ir descartando os que não gostar. Dessa forma, você vai filtrando e a busca vai ficando mais fácil. É muito importante também você conversar com moradores da área e perguntar o que acham principalmente o que mais importa para você nesse momento: segurança.

Não adianta achar um apartamento ou uma casa perfeitos se o bairro não te oferece qualquer segurança. Assim, o problema persistiria. É claro que em nosso país, em particular nas grandes cidades, a violência está por toda a parte. Mas ainda existem lugares onde pode se viver de uma forma mais tranquila.

E com certeza, logo você encontrará o melhor bairro. Se o que mais te preocupa é a segurança e poder ter uma melhor qualidade de vida, se foque nisso.

Veja algumas coisas importantes para observar:

  • Visite o bairro em diferentes horas do dia, principalmente à noite.
  • Caso você escolha morar em um apartamento, verifique como é em relação à vigilância, se tem porteiro 24h, circuito interno de TV, etc.
  • Em caso de condomínio fechado de casas, verifique isso também e ainda pode ver se há ronda diária pelas ruas.
  • Converse com os moradores, de preferência aqueles que também têm crianças pequenas.
  • Analise o trajeto até seu trabalho ou até à escola das crianças, é perigoso ou não?
  • Preste atenção se a rua é iluminada, se existe câmeras de segurança e se você costuma ver agentes públicos de segurança na rua.

Caso você opte por um local mais afastado, é necessário ver se pelo menos pode te atender nas suas necessidades básicas, como farmácias, mercados, etc. E quem está em busca de uma melhor qualidade de vida sempre pensa quanto tempo vai ficar preso no trânsito. Quanto menor for o deslocamento para o seu trabalho, para a escola das crianças por exemplo, menos estressado você ficará.

Pense sempre no que o prédio ou o condomínio oferece, como por exemplo área de lazer, churrasqueira, piscinas, etc. Você pode aproveitar tudo isso na maior segurança. Já imaginou seus filhos brincando na rua?

Um ponto que sempre falo e que é necessário ter sempre em mente é que se o local escolhido tem o imóvel que cabe no seu bolso. De repente você encontrou o bairro que tanto sonhou em morar mas os preços são inviáveis e você pode se sentir frustrado. Não adianta você comprometer seu orçamento somente pela melhor localização. Outros aspectos precisam ser levados em conta.

Mas continue procurando e quanto menos esperar você já estará com as chaves nas mãos. O que importa é conseguir combinar as duas coisas: a localização e o preço.

Se você está pensando em comprar, uma ideia talvez seria de alugar primeiro, ver como é a adaptação, se é seguro como imaginava e dependendo partir para uma compra depois.

Faça tudo no seu tempo, conheça o maior número possível de bairros, o maior número possível de imóveis, compare, reflita e logo chegará a melhor conclusão!

Deixe um comentário